27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

06 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao LABO Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), coordenado pelo professor Marcus Vinicius de A. Fonseca, tem como principal objetivo difundir a cultura de inovação e demonstrar sua correspondência bi-unívoca com a competitividade de organizações, empresas e instituições (OIEs).

A inovação caracteriza-se como uma questão-chave para as empresas e instituições. Nesse espaço, profissionais são incentivados a, juntos, testar novas ideias e aprender a investigar assuntos complexos, caracterizados pela transdisciplinaridade da inovação no Ambiente 21, no sentido de identificar, criar oportunidades e viabilizar novos mercados.

Dentre suas quatro linhas de pesquisa, a saber: Inovação para Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a linha de Startups, Empreendedorismo e Venture Capital a mais recente. Ela é derivada da necessidade de implementação de novos negócios no âmbito das startups hardtechs – startups industriais. As empresas obtêm retornos decorrentes da conquista de mercados. As quatro fronteiras principais são: ESCALA, ESFERA DE AÇÃO, EXTENSÃO e VELOCIDADE. A fronteira mais instigante - VELOCIDADE - é relacionada ao ritmo de inovação, consolidação dinâmica e inovação acelerada. Incorporar essa nova abordagem, nos meios e modos de concepção de planos de negócio das startups hardtechs é o objetivo dessa linha de pesquisa. Nesse sentido, o Programa RESIDÊNCIA, que vem sendo implementado pelo LabrInTOS, visa consolidar o caminho entre a ideia e o mercado, capacitando pesquisadores e induzindo novos negócios a partir dos resultados e tecnologias gerados nos 13 programas de pós-graduação da COPPE/UFRJ.

laptop 1 Visite o site do LabrInTOS.

Topo