27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

25 07 Portugues 25 07 Ingles 25 07 Portugues25 07 Portugues25 07 Portugues

03 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao ERGOPROJO Laboratório de Ergonomia & Projetos (ERGOPROJ) é coordenado pelo professor Francisco José de C. M. Duarte e tem como principal objetivo aplicar a abordagem metodológica da Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET) visando gerar conhecimento sobre as atividades de trabalho e, desta forma, construir orientações para transformação da organização e dos espaços, assim como contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

O grupo atua em trabalhos de pesquisa e consultoria para empresas das áreas industriais e de serviços. A experiência da equipe envolve intervenções em projetos em diversos setores, tais como indústria, serviço judiciário, tele atendimento, restaurante e museu, dentre outros. Atualmente, o principal foco de atuação do grupo é o setor de óleo e gás. Os trabalhos mais recentes incluem projetos de pesquisa em plataformas e sondas offshore, suporte a projetos de concepção de FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), e projetos de centros de controle onshore e offshore, além do desenvolvimento de metodologias para diagnóstico e melhoria da cultura de segurança industrial.

O laboratório possui parcerias com outras universidades do Brasil e do exterior, dentre os quais se destacam os laboratórios de Ergonomia da USP, da UFMG, e da Université Lumière Lyon 2 (França). As contribuições entre instituições são frequentes e incluem participações em congressos, palestras e workshops, intercâmbio de pesquisadores e publicações conjuntas.
Nesse sentido, além de oferecer contribuições para as empresas, o ERGOPROJ gera debates acadêmicos em diferentes níveis e capacita pesquisadores da pós-graduação da COPPE/UFRJ – mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos – na condução de pesquisas integradas e multidisciplinares.

laptop 1 Visite o site do ERGOPROJ.