27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

25 07 Portugues 25 07 Ingles 25 07 Portugues25 07 Portugues25 07 Portugues

02 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao LTDSO Laboratório de Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) é um laboratório-rede criado em 1996 (como Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social) e coordenado pelo professor Roberto Bartholo. Atua na formação de recursos humanos, pesquisa e extensão, assessoria, consultoria, desenvolvimento de projetos, produção multimídia, publicações e organização de eventos técnico e científicos. Inclui o Grupo de Estudos Estratégicos (GEE), que trata de temas relacionados  à segurança internacional, à defesa nacional e segurança pública do ponto de vista político, tático, logístico, tecnológico e estratégico.

Atualmente compreende três linhas de pesquisa:

• Humanidades Digitais - esta linha baseia-se na perspectiva filosófica e antropológica de Vilém Flusser para articular diferentes campos do conhecimento acadêmico contemporâneo (engenharia, computação, ciências sociais, artes, etc.) em um esforço para compreender as transformações que o emergente "mundo digital" traz para a condição humana.

• Patrimônio Relacional - reflete sobre o lugar do patrimônio na contemporaneidade apoiada na perspectiva teórica de RichardRorty, com o objetivo de ampliar e aprofundar nosso senso de comunidade e afirmar e valorizar o patrimônio como anético-político-cultural que se dá em meio a redes de relações e instituições.

• Empreendedorismo situado -  é baseado na lógica da Efetuação, a contribuição de SarasSarasvathy às teorias contemporâneas de empreendedorismo. A perspectiva teórica enfatiza a importância estratégica da incerteza, da imprevisibilidade e do enraizamento nas verdades e práticas locais para a atividade empresarial.

Topo