04 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao PRO PMEO Rio DESIS Lab é um laboratório de Design, Inovação Social e Sustentabilidade da UFRJ coordenado pela professora Carla Martins Cipolla. Realiza iniciativas que integram diversas áreas disciplinares para apoiar cidadãos na cidade do Rio de Janeiro para atuação como agentes de mudança, promoção de qualidade de vida e sustentabilidade.

O processo de Design objetiva embasar processos colaborativos através da idealização e desenvolvimento de soluções, levando técnicas de inovação para objetivos sociais e ambientais. As soluções são desenvolvidas com cidadãos e instituições, partem da identificação de demandas locais e têm como foco a promoção de novas interações e relações interpessoais para a co-produção de valor visando amplo benefício da sociedade.

O laboratório é articulado internacionalmente, sendo parte da DESIS Network (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade) que reúne mais de 50 laboratórios em universidades pelo mundo (http://www.desisnetwork.org). A coordenação internacional da rede no momento encontra-se no Rio DESIS Lab.

Destacam-se projetos recentes desenvolvidos com apoio nacional e internacional nas temáticas de Projeto de Produto e Serviços, Gestão da inovação, Empreendedorismo Social, tais como: USIS - Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ; LASIN - Latin American Social Innovation Network; DxCC - Design for Collaborative Cities - Processos participativos em espaços públicos (no Rio de Janeiro: OPDMB - O Projeto do Meu Bairro); Lab Escola 3D - Tecnologia, design e cultura "maker"; e TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory.

laptop 1 Visite o site do Rio DESIS Lab.