05 Banners GestaoEInovacao GENTEO Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (GENTE) da COPPE é um dos principais grupos de Pesquisa e Desenvolvimento de Ergonomia da América latina, tendo à frente o professor Mario Cesar Vidal, hoje um dos mais antigos profissionais de Ergonomia atuantes no Brasil. O GENTE é um laboratório multiusuário dedicado à Formação, Pesquisa e Desenvolvimento de Ergonomia na América Latina desde 1991.

A finalidade do grupo é reunir alunos, nos diferentes níveis de formação e ex-alunos numa rede de cooperação cientifica nacional para realização de projetos integrados, de publicações conjuntas e de intercambio e mobilidade para estágios sanduiche nacionais, pós doutoramento e outras formas de integração como a Rede BResil que integra seis universidades e centros de pesquisa em nível nacional, com eventos de cooperação internacional com Canadá, França e China.

A rede tem realizado publicações sob temas variados, mas sempre dentro do contexto da pesquisa e desenvolvimento da Ergonomia de sistemas complexos e da Engenharia de resiliência. No campo didático é um dos grupos nacionais que mais publicou livros em português sobre métodos, técnicas e estudos de casos, desde 2003. Na publicação em geral o grupo se mantém entre os mais produtivos do país.

Integram o grupo o professor Paulo Victor Carvalho do IEN-CNEM, professores Alessandro Jatobá e Hugo Cesar Bellas da Fiocruz, professora Maria Christine Werba Saldanha da UFPB, e Ricardo José Matos de Carvalho da UFRN, além de um grupo de mestrandos e doutorandos do PEP.